Vandrake Spammer
Número de Mensagens : 234 Idade : 34 Localização : Mirandela Data de inscrição : 26/08/2007
| Assunto: Lição 2 - Quarto do Yoda Ter Ago 28, 2007 10:31 am | |
| Jason: Ohayoo Gozaimasu. Bom Dia.
Yota: Ohayoo Gozaimasu. Bom Dia.
Jason: Sore wa nan desu ka. O que é isso?
Yota: Kore desu ka. Kore wa kamera desu. Isto? Isto é uma câmera.
Jason: Dare no kamera desu ka. De quem é a câmera?
Yota: Watashi no kamera desu. É minha.
Jason: Sore mo anata no desu ka. E isso também é teu?
Yota: Iie, kono konpyuutaa wa tomodachi no desu. Não, este computador é de um amigo.
Jason: Kore wa Nihon-go de nan desu ka. O que é isto (objecto) em Japonês?
Yota: Nihon-go de sore wa "denwa" desu. Em Japonês, isso é um telefone.
Jason: Jaa, are wa. Então, e aquilo além?
Yota: Are wa hon de, kore wa zasshi desu. Aquilo lá é um livro, e isto é uma revista.
===***Vocabulário***===
ohayoo gozaimasu -> Bom Dia sore -> isso kore -> isto are -> aquilo além nan -> o quê/que kamera -> câmera dare -> quem(mas na presença da particula "no" passa a "de quem") kono -> este (possessivo) konpyuutaa -> computador Nihon-go -> Japonês denwa -> telefone hon -> livro zasshi -> revista(Não confundam com shashi[foto])
===***Gramática***===
1. Kore wa Kamera desu. Esta frase significa "Isto é uma câmera". A frase padrão é "Kore wa nome desu", que se traduz como "Isto é nome". Kore, sore, are e dore são um grupo de palavras relacionadas que significam "Isto", "Isso", "Aquilo além" e "qual"
kore Isto sore Isso are Aquilo além (Para algo mais distante do locutor) dore qual
Exemplos: Sore wa konpyuutaa desu. (Isso é um computador.) Are wa daigaku desu. (Aquilo é a Universidade.)
2. Kore desu ka. Kore wa denwa desu. Esta frase significa "Isto? Isto é um telefone". Frase padrão "Nome desu ka" indica ênfase nas frases em que é usada.
Exemplos: Watashi desu ka. Watashi wa Itaria-jin desu. (Eu? Eu sou Italiano [Itaria = Itália]) Are desu ka. Are wa tomodachi no konpyuutaa desu. (Aquilo além? É o computador do meu amigo.)
3. Dare no kamera desu ka. Esta frase significa "De quem é a câmera?" Dare significa "quem" e dare no implica que se transforme em "de quem". No é uma particula que indica posse entre dois nomes. Nesta frase, o sujeito sore wa é omitido em Japonês, se o sujeito já tiver sido mencionado, não é necessário mencioná-lo de novo.
Exemplos: Dare no konpyuutaa desu ka. (De quem é o computador?) Dare no denwa desu ka. (De quem é o telefone?)
4. Watashi no kamera desu. Esta frase significa "Isto é a minha câmera". De novo, o sujeito da frase é omitido tal como vimos no ponto 3. Watashi no implica "minha" e anata no implica "tua". A frase padrão com a particula "no" implica que o primeiro nome, possua o segundo. Por exemplo, Miraa-san no zasshi significa "A revista do Miller".
Exemplos: Sore wa anata no denwa desu. (Isso é o teu telefone.) Kore wa Waatamanu-san no hon desu. (Isto é o livro do Sr. Waterman.)
5. Iie, kono konpyuutaa wa tomodachi no desu. Esta frase significa "Não, este computador é do meu amigo". O conjunto tomodachi no significa "do amigo(neste caso subeentende-se que seja dele)", com konpyuutaa a ser subeentendido pela frase anterior. Kono konpyuutaa significa "este computador". Kono, sono, ano e dono são um conjunto de palavras que indicam posse, significando "isto", "isso", "aquilo além", e "qual". Kore, sore, are e dore não mostram posse mas ficam como uma só palavra. Kono, sono, ano e dono apenas mostram posse e não podem ficar como uma só palavra.
Exemplos: Sono zasshi wa Kaatan-san no desu. (Aquela revista é do Sr. Cartin) Ano denwa wa Miraa-san no desu. (Aquele telefone é do Sr. Miller) Dono hon wa Suzuki-san no desu ka. (Qual livro é que é o do Sr. Suzuki) Kono hon wa tomodachi no desu. (Este livro é do meu amigo.) Kore wa tomodachi no desu. (Isto é do meu amigo)
6. Kore wa Nihon-go de nan desu ka. Esta frase significa "O que é isso em Japonês?" ou "Como se diz isto em Japonês?" A palavra de é uma particula que significa "em" quando se refere a uma língua. Sendo assim, Nihon-go de significa "em Japonês". A palavra Nihon-go é uma junção de duas palavras, Nihon e go. Go significa "linguagem" e quando adicionada ao fim do nome do pais, a junção passa a ser a lingua desse pais.
Exemplos: Kore wa Doitsu-go de nan desu ka. (O que é isto em Alemão?) Itaria-go de sore wa "hon" desu. (Em Italiano, isso é um livro.)
7. Jaa, are wa. Esta frase significa "Então, aquilo além o que é?" A frase devia ser "Jaa, are wa nan desu ka". Mais uma vez, visto que nan desu ka já tinha sido mencionado e compreendido como tema, pode ser omitido. Se não se quiser omitir, tudo bem, está certo dizer "Jaa, are wa nan desu ka".
Exemplos: Kore wa nan desu ka. (O que é isto?) Sore wa hon desu. (Isso é um livro.) Jaa, kore wa. (Então, o que é isto?) Sore wa denwa desu. (Isso é um telefone.)
8. Are wa hon de, kore wa zasshi desu. Esta frase significa "Isso aí é um livro e isto é uma revista". De, neste caso é a abreviatura do verbo "desu". Significa "Algo é X, e algo é Y".
Exemplos: Kore wa kamera de are wa konpyuutaa desu. (Isto é uma câmera e isso além é um computador.) Waatamanu-san wa Amerika-jin de Rozenbawa-san wa Doitsu-jin desu. (O Sr. Waterman é Americano e o Sr. Rosenbauer é Alemão.)
Alguma dúvida contactem (respondendo para aqui ou se acharem que precisam de falar pessoalmente sobre essa dúvida adionem-me no msn), VANDRAKE
O Vosso Auxiliar
VANDRAKE
Thx gaara
Última edição por em Sex Set 07, 2007 11:54 pm, editado 1 vez(es) | |
|
Kakashi_632 Admin
Número de Mensagens : 495 Data de inscrição : 23/08/2007
| Assunto: Re: Lição 2 - Quarto do Yoda Ter Ago 28, 2007 3:40 pm | |
| Mais uma lição para aprender a língua que devia ser universal ^^ Esta também foi fácil, a lição 0 é que é difícil, decorar a Hiragana e Katakana.. | |
|
Vandrake Spammer
Número de Mensagens : 234 Idade : 34 Localização : Mirandela Data de inscrição : 26/08/2007
| Assunto: Re: Lição 2 - Quarto do Yoda Ter Ago 28, 2007 6:02 pm | |
| Por isso e k s chama 0...para decorarem desde o inicio | |
|
Vandrake Spammer
| Assunto: Re: Lição 2 - Quarto do Yoda Qua Ago 29, 2007 5:11 pm | |
| Aiaiai...Vai ser uma jornada tão longa...-.-'... Queres que eu comece a por exercicios?Ta bem! | |
|
Vandrake Spammer
| Assunto: Re: Lição 2 - Quarto do Yoda Qua Ago 29, 2007 8:22 pm | |
| nao...a nao ser k o kakashi permita nao podes postar em outras lnguas^^se o keres fazer pede permissao e so depois postas^^mas nao no forum japao!!!!talvez no forum alemanha^^ | |
|
Kakashi_632 Admin
Número de Mensagens : 495 Data de inscrição : 23/08/2007
| Assunto: Re: Lição 2 - Quarto do Yoda Qua Ago 29, 2007 9:53 pm | |
| hm? parece que estás a fazer um monólogo lol que se passou aqui? algum user falou e tu apagaste o que ele disse? | |
|
NV Noob
Número de Mensagens : 9 Idade : 37 Data de inscrição : 27/08/2007
| Assunto: Re: Lição 2 - Quarto do Yoda Qua Ago 29, 2007 9:58 pm | |
| | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Lição 2 - Quarto do Yoda | |
| |
|